quinta-feira, 25 de junho de 2009

Série Mutualidade - 2 – Aceitar (Pastor Altair)



João 17.20-23Minha oração não é apenas por eles. Rogo também por aqueles que crerão em mim, por meio da mensagem deles, para que TODOS SEJAM UM; Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, PARA QUE O MUNDO CREIA QUE TU ME ENVIASTE. Deixe-lhes a glória que me deste, para que SEJAM UM, assim como NÓS SOMOS UM: eu neles e tu em mim. QUE ELES SEJAM LEVADOS À PLENA UNIDADE, para QUE O MUNDO SAIBA QUE TU ME ENVIASTE e OS AMASTE COMO IGUALMENTE ME AMASTE.

Propósito: Comunhão
Aceitem-se uns aos outros.Sinônimos: recebam um aos outros.acolham -se uns aos outros.(comunhão)
Introdução
Nenhum outro grupo daquela época era igual ao da igreja primitiva, quanto à diversidade de etnias, de informações religiosas e de classes sociais. Judeus, romanos, bárbaros, gregos, escravos e livres, ricos e pobres. Essas pessoas traziam para dentro do corpo de Cristo as mais variadas formações educacionais e culturais, divergentes pontos de vista sobre a vida e diferentes escalas de valores.
1. O mandamento
"Portanto, aceitem-se uns aos outros, da mesma forma como Cristo os aceitou, a fim de que vocês glorifiquem a Deus". Romanos 15.7
2. Definição dessa aceitação
a) Significa acolhermos nossos irmãos em Cristo, livremente, b) Significa acolhermos nossos irmãos em Cristo, sem constrangimento c) Significa acolhermos nossos irmãos em Cristo, sem reservas ed) Significa acolhermos nossos irmãos em Cristo, em pleno reconhecimento da nossa comunhão e igual e mútua em Cristo.
3. A principal idéia
Devemos aceitar para dentro da nossa comunhão:a) toda pessoa que afirma ser Cristo o seu Senhor, b) mesmo existindo falhas visíveis na sua conduta;c) lacunas no seu conhecimento ou compreensão das Escrituras;d) ou mesmo diferença de opiniões sobre pontos menos essenciais da doutrina.
Isso não é o mesmo que aprovar tais falhas, lacunas ou divergências. Significa, isto sim, que aceitamos a pessoa como discípula de Cristo, por que ela afirma que é de Jesus; e que aceitamos a responsabilidade de ensiná-la a obedecer a tudo que o Senhor Jesus ordenou. Mateus 28.20.
Exemplo de aceitação:Filemom 1.5-17Rm 14.1 não para discutir opniões
Exemplos negativos:3 João 1.9-10 - Diótrefes, que gosta muito de ser o mais importante entre eles, não nos recebe.Atos 9.26. Paulo tentou reunir-se e aos discípulos, mas todos estavam com medo dele.
4. Pensando sobre a aceitação
A maior razão por que os cristãos devem aceitar uns aos outros, é que Cristo já os aceitou.
Ele morreu por nós, sendo nós ainda pecadores (Romanos 5.8), recebeu-nos para dentro do seu corpo e nos franqueou todos os privilégios e benefícios pertencentes a membros.


5. Possíveis desculpas por não aceitar o irmão
a) Não vou com a "cara dele"b) Usos e costumesc) Raça, posição social, o grau de instrução.d) A pessoa crê de um modo diferente a respeito de algumas doutrinas não essenciaisd) Cada um "na sua"
1João 1.5-7,9-11"Deus é luz; nele não há trevas alguma. Se afirmarmos que temos comunhão com ele, mas andamos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Se porém, andarmos na luz temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus nos purifica de todo pecado"
"Quem afirma estar na luz mas odeia seu irmão, continua nas trevas. Quem ama seu irmão permanece na luz, e nele não há causa de tropeço. Mas quem odeia seu irmão está nas trevas e anda nas trevas; não sabe para onde vai (vida sem propósito), porque as trevas o cegaram"
6. Valor do mandamento sobre aceitar
Romanos 15.5-7 Paulo afirma que Deus recebe grande glória do testemunho unido e harmonioso que os cristãos apresentam quando se acolhem livremente, com base na vida que todos igualmente compartilham, em união com Cristo.
Essa aceitação mútua resulta em que o amor se expressa de maneira mais fervorosa, criando um ambiente mais propício para os ministérios de todos membros.
Conclusão
João 17.20-23Minha oração não é apenas por eles. Rogo também por aqueles que crerão em mim, por meio da mensagem deles, para que TODOS SEJAM UM; Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, PARA QUE O MUNDO CREIA QUE TU ME ENVIASTE. Deixe-lhes a glória que me deste, para que SEJAM UM, assim como NÓS SOMOS UM: eu neles e tu em mim. QUE ELES SEJAM LEVADOS À PLENA UNIDADE, para QUE O MUNDO SAIBA QUE TU ME ENVIASTE e OS AMASTE COMO IGUALMENTE ME AMASTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário