quarta-feira, 24 de junho de 2009

O que significa nascer de novo ? (Prof. Acyr)

"...o Novo Nascimento Bíblico e cristão é :
Negar a si mesmo (ou morrer)
e Nascer de Novo pela operação eficaz do poder de Deus,
através do conhecimento da Sua Palavra
e do agir de Seu Espírito Santo ...."

Caros irmãos , creio que, para nós, cristãos , discorrer sobre este tema , talvez seja algo cansativo e até mesmo maçante, já que , pelo menos , no que se espera , todo cristão , deve possuir uma idéia muito clara e precisa acerca deste assunto, não necessitando de complementos ; porém , confesso que , algumas situações em nosso convívio ,como igreja, tem me deixado bastante confuso no que diz respeito ao significado prático dessa experiência chamada Novo Nascimento . Não sei se minha compreensão esta equivocada , ou se há , realmente uma nova revelação acerca desta doutrina bíblica !
Minha confusão teve início , quando , ouvindo uma celebridade da mídia secular que , em uma entrevista falava acerca de sua conversão , parando para ouvir , fui logo tomado de grande assombro , quando a mesma disse :“Eu cantava pagode do mundo para estimular a bebedeira e as danças sensuais , agora, cantarei para Jesus....,com letras diferentes , é claro”! Duas coisas me espantaram nesta declaração:
Primeiro, o que significa a palavra conversão?Seria esta palavra um sinônimo de adaptação, ou ajuste, ou uma reforma em conceitos antigos agora com nova roupagem ?
E, segundo: Parece-me que este Novo Nascimento não seria precedido de morte e nem de renúncia! Nascer de Novo sem morrer primeiro,aliando a nova vida à antiga! Seria como ter duas vidas, no mesmo corpo, talvez, dois caráteres, ou duas personalidades, creio que, caminhando para algo que somente um psiquiatra poderia melhor definir!
Irmãos , para minha surpresa , as coisas não param aí , agora , em nosso moderno cristianismo , também temos as terapias de grupo , os “encontros com o sobrenatural” , as técnicas para “lembrar” de algum pecado cometido no útero materno ou na primeira infância que, de alguma forma, esteja emperrando a caminhada cristã , para isso , pequenos grupos são criados e algumas técnicas emocionais e ferramentas terapêuticas como música e controle de voz são empregados e , finalmente , as tão famosas “campanhas de libertação” .
Queridos irmãos , quero deixar claro que a psicologia é uma ciência belíssima , os alcoólicos anônimos e outros grupos terapêuticos semelhantes, também possuem sua função prática e não nego sua utilidade , até admiro seus adeptos e aqueles que desfrutam de seus benefícios . Porém , como crentes na Palavra de Deus , não estamos sob o mesmo jugo e escopo do mundo secular. Penso que deveríamos meditar sobre a Vontade e ações de Nosso Deus neste tema tão intrigante , deveria o crente Nascer de Novo , ou passar por uma terapia, afim de “consertar ou melhorar” seu caráter danificado pelas mazelas do mundo ? Ou como dizem os teólogos liberais e alguns libertinos : “Combinar as duas coisas , já que somente o poder de Deus e Sua Palavra não são suficientes”.
Com muita tristeza e comoção , sou obrigado a reconhecer que os reencarnacionistas (crêem na reencarnação) , têm levado grande vantagem sobre os cristãos naquilo que acreditam ser o Novo Nascimento e, em seu aspecto terapêutico sobre os males psicológicos , pois veja o que ouvi de um deles :“Eu acredito que na encarnação passada fui um homo-sexual com muitos traumas de família e de infância e sofri muitíssimo”.
Bastante curioso eu perguntei : E nesta sua atual encarnação , você continua homo-sexual ? Como estão seus traumas de infância ? Ele me respondeu algo muito surpreendente , vejam só : “Quando reencarnei ou nasci de novo , toda minha memória foi apagada , eu não me lembro mais de meus pecados e nem dos meus sofrimentos passados”.
Confesso, irmãos , que dentro de nosso atual evangelicalismo caído, deveríamos invejar esta doutrina ! Pensei : “Parece-me que os cristãos que, após o Novo Nascimento, precisam , ainda de todo tipo de terapias e ferramentas seculares , devem invejar os reencarnacionistas pois , o novo nascimento deles, parece , no mínimo ,bem mais poderoso e , com certeza , bem mais efetivo e eficiente no que se refere a ter uma vida completamente nova e livre dos pecados e traumas passados!”
Diante de tudo isso,irmãos , eu gostaria de expor , aqui , o conceito bíblico do Novo Nascimento , o único verdadeiro , prático , real , eficaz,poderoso e que tem sido tão negligenciado e esquecido pelos discípulos de Cristo:
João 3:1 a 8 – Um príncipe dos Judeus foi ter com Jesus e disse : Rabi , sabemos que és mestre vindo de Deus , porque ninguém pode fazer estes sinais se Deus não for com Ele . Respondeu-lhe Jesus : Na verdade , na verdade te digo , que aquele que não Nascer de Novo não pode ver o Reino de Deus . Nicodemos pergunta: Como pode um homem nascer sendo velho , entrará novamente no ventre materno ? Jesus responde: Na verdade , na verdade te digo que aquele não nascer da água (que simboliza a Palavra de Deus conforme: Efesios5:26 , Joao15:3 e IPedro 1:23 ) e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus .
O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito . ( Este novo nascimento nada tem haver com nova carne e nem , novo corpo , ele não é carnal e nem reencarnação , conforme João 1:13 que diz: “estes não nasceram da carne e nem da vontade de varão” ).
Não te maravilhes de ter te dito : Necessário vos é nascer de novo.
O vento sopra onde quer , e ouves a sua voz , mas não sabes de onde vem e nem para onde vai ; assim é todo aquele que é nascido do Espírito. Como o vento, este novo nascimento não pode ser visto com os olhos físicos da carne , ele é algo “espiritual” que percebemos e sentimos os efeitos , sabemos que ocorreu , mas não podemos explicar....., apenas experimentar !!
Ratificando aquilo que foi dito pelo Senhor Jesus , o Espírito Santo nos fala na pena do apóstolo Paulo: “Assim , se alguém esta em Cristo ; as coisas antigas já passaram e eis que tudo se fez novo”. Creio que a pergunta aqui é : Teria o apóstolo cometido algum tipo de exagero com esta palavra “tudo se fez novo” , talvez,por ser ignorante das maravilhas das novas e modernas terapias, teria o apóstolo exagerado em sua confiança no poder de Deus, achando que somente o Nascer da Palavra e do Espírito Santo fosse suficiente para apagar todas as coisas velhas,da vida de uma pessoa e fazer tudo novo em Cristo Jesus ??
Talvez, você possa perguntar : Porque a igreja tem estado tão distante desta belíssima doutrina do Novo Nascimento e seus tão maravilhosos benefícios? A única resposta que tenho encontrado, esta naquilo que um irmão querido exemplificou em seu testemunho batismal : “Enquanto tentava reformar a casa, ela estava ficando cada vez pior , decidi , então, demolir tudo e fazer uma completamente nova , finalmente encontrei o Senhor e Sua paz”. Destruir ou derrubar a velha casa é aquilo que o Senhor Jesus colocou nas seguintes Palavras : Aquele que quiser vir após mim , negue-se a si mesmo , tome a cada dia sua cruz (morte) e siga-me , pois aquele que quiser salvar (aproveitar) sua vida neste mundo , perdê-la-á , mas aquele que perder(renunciar) a sua vida neste mundo guardá-la-á para a vida eterna ( Lucas 9:23a 25 ). Na verdade , na verdade vos digo que , se o grão de trigo , caindo na terra, não morrer fica ele só ; mas se morrer dá muito fruto . Quem ama sua vida perdê-la-á , e quem , neste mundo odeia sua vida , guardá-la-á para a vida eterna . ( João 12 : 24 , 25 ).
Em resumo , não podemos Nascer de Novo sem odiar a vida neste mundo e aceitar a morte do “Eu” e de tudo aquilo que eram nossos antigos valores , padrões e atitudes ......para nascer , temos que primeiro, morrer ........E isto é tudo que os crentes não querem mais , eles querem a religião “que me aceite do jeito que eu sou”. Enquanto não colocarmos em pratica a doutrina bíblica do Novo Nascimento continuaremos a ser uma igreja doente lançando mão das ferramentas das ciências psicológicas para tentar resolver aquilo que o poder de Deus faria instantaneamente se fôssemos fiéis a Ele e parássemos de rejeitar Sua Palavra e aceitássemos a “morte de Cruz” (sentido exegético correto de carregar a cruz), condição necessária e inconteste a todo verdadeiro discípulo de Cristo que deseja Nascer de Novo!
Concluindo, o Novo Nascimento Bíblico e cristão é : Negar a si mesmo (ou morrer) e Nascer de Novo pela operação eficaz do poder de Deus, através do conhecimento da Sua Palavra e do agir de Seu Espírito Santo , como vimos nos textos bíblicos .
Voltemo-nos para a Palavra de Deus e ao Espírito de Cristo que age em associação com a Palavra, então veremos a fidelidade de Nosso Deus !! Irmãos, eu vos exorto: Arranquemos essas bugigangas filosóficas e miseráveis que têm sido empilhadas na igreja do Senhor !!
Que Deus muito os abençoe!

Professor Acyr

Nenhum comentário:

Postar um comentário