quinta-feira, 25 de junho de 2009

Série Mutualidade - 1 – Amar (Pastor Altair)

"Procura a justiça e a confronta com misericórdia. Buscando sempre a verdade!"
"A atitude do amor é altruísta, e através dela Jesus nos dá sua bênção: mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Ao contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna". (Jo 4:14b.)"


Propósito: Comunhão - Amem-se uns aos outros
Disse Jesus: "O meu mandamento é este: Amem-se uns aos outros como eu os amei... Este é o meu mandamento: Amem-se uns aos outros" (João 15:12, 17)
Introdução:
Este mandamento de Jesus repetido em quase todo NT é a base de todos os outros mandamentos recíprocos da Bíblia, é simplesmente fundamental...
"Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros....Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros". (Jo 13:34-35).
O AMOR é a marca dos discípulos. Veja bem que não é a doutrina, o conhecimento, a teologia que distingue um verdadeiro cristão dos demais. Este mandamento é de fundamental importância: Em 1Jo 4:20, veja o que o apóstolo afirma de forma tão forte:
"Se alguém afirmar: "Eu amo a Deus", mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê...Ele nos deu este mandamento: Quem ama a Deus, ame também seu irmão."
Amar o próximo não é:
1. Aceitar seu pecado como correto,2. Concordar com tudo que o outro faz,3. Estar ao seu lado o tempo todo,4. Se omitir diante de um caso de exortação ou disciplina,A proposta de Jesus é muito mais profunda e real! É algo extremamente difícil de ser praticado.
Dois Preceitos com relação a este mandamento:
1. O AMOR não é Optativo: Quem crê precisa obedecer!2. O AMOR não é Automático: É fruto de uma decisão pessoal de cada um!
Uma definição de amor:"Uma atitude interna voluntária que se manifesta em ações de boa vontade e que procura contribuir para o bem da pessoa amada sem interesses pessoais."
Algo muito interessante que desejo ressaltar neste assunto é o que Jesus disse: "Um novo mandamento..." A palavra usada foi "agape" assim nos dá a idéia de um tipo de amor previamente desconhecido pelas pessoas, com uma qualidade diferente.
Por exemplo, O VT já falava do amor entre os irmãos, todavia vem Jesus e diz que devemos amar até os gentios e estrangeiros; um novo mandamento porque é para TODOS. Como Cristo fez! Não é simplesmente não fazer o mal, mais ativamente procurar oportunidades para promover o bem; este é o alto padrão de Cristo para nós!
"Amor: A Base da Unidade da Vida Cristã"Texto 1 Coríntios 13:4-7.
4. "O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece,5. não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal;6. não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade;7. tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta."
Certamente que nesse texto temos a base para o bom relacionamento entre família, igreja e pessoas em geral. Ao ouvir novamente estas características do amor, verifique as quais você precisa melhor desenvolver:
1. O amor sofre: Se você deseja amar, saiba que vai sofrer, porque quando amamos depositamos confiança. Porém mesmo assim vale a pena amar. Inclusive esta característica é a única repetida no texto vs. 4 e 7.
2. O amor é paciente: Seja paciente consigo mesmo e com os outros quando errar; viver em comunidade exige muita paciência.
3. O amor é bondoso: Ele enxerga com graça, ele dá uma palavra de alento a uma pessoa frustrada, ele vê muito além da mediocridade do momento. Cria oportunidade para pessoas falarem e ministrarem ao invés de fechar portas.
4. O amor não inveja: Viver em comunidade é arriscado porque outros começam a prestar atenção em nós, e essa atenção nem sempre é benigna. Dentro do povo de Deus, não pode haver síndrome de Herodes, quando soube que Jesus era nascido rei dos judeus, quis matá-lo.
5. O amor não se vangloria: A base dos falsos líderes é o poder, totalmente desprovido de um relacionamento com Deus e com as pessoas. Foi pela vanglória (louvor à sua própria glória) que Lúcifer foi expulso do céu. Menos eu, e mais Cristo.
6. O amor não se orgulha: Isto é, o amor não se exalta, procura o bem do próximo, estimulando-o, dando oportunidades e criando espaços. Deseja servir procurando antes honrar do que ser honrado.
7. O amor não maltrata: A peça mais importante em uma instituição é a pessoa. O amor não insiste em que as coisas sejam feitas do seu jeito, não "força a barra". Não manipula nos bastidores, não busca controlar os outros. O amor é cortês, respeitador, fiel, sincero, ainda que discorde.
8. O amor não se ira fácil: Não é explosivo, não é assustador em suas reações, não deixa outros sentido-se intimidados e inseguros quando estão próximos. Não ataca pessoas, ou suas idéias, nem muito menos humilha ou agride. É estável e firme, com graça.
9. O amor não guarda rancor: Esquece o passado e não fica remoendo as mágoas; feridas abertas precisam ser fechadas. Não é um registrador de ofensas feitas, escrevendo-as num livro preto para ser lido em alto e bom som no dia do oportuno julgamento.
10. O amor não se alegra com a Injustiça: Fica triste com a injustiça, triste espiritualmente. Não é covarde. Procura a justiça e a confronta com misericórdia. Buscando sempre a verdade!
Conclusão:
O Amor,
tudo sofre - sofremos tão pouco e as vezes também brigamos por tão pouco...tudo crê - acredita nas pessoas, tudo espera - uma certeza inabalável de que Deus está operando e que Ele cumprirá seus propósitos (Cristo em nós esperança da Glória - Cl 1: 27b), tudo suporta - na proposta de Jesus...
A atitude do amor é altruísta, e através dela Jesus nos dá sua bênção:
"mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Ao contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna". (Jo 4:14b.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário