segunda-feira, 22 de junho de 2009

O Cristão deveria sofrer ? (Prof. Acyr)



Queridos irmãos , em mais este texto que o Senhor tem dado , gostaria de compartilhar acerca de algo que muito me espantou e me levou a inquirir da Palavra do Senhor , afim de compreender compreender um novo ensino que ouvi ,alguns dias atrás , sendo ministrado por mais um dos pregoeiros dos modismos “evangélicos” . Eis a frase que tanto me impressionou : “ Nós somos evangélicos , filhos de Deus , desta forma , se temos um Pai tão rico , dono do ouro e da prata, não podemos permanecer pobres !! Afinal , nosso Pai é rico , portanto ,somos herdeiros e temos que ser ricos” . Bom , então , por inferência, dentro desta mesma linha de pensamento, nosso Pai tão rico e, também ,sendo o médico dos médicos , Ele também pode curar todas as doenças , portanto o crente tem que ser curado de todas as enfermidades , pois se temos o Pai que é médico dos médicos , tenho que ser curado, não posso e não devo sofrer nesta terra!!!
Queridos irmãos , talvez, você até pense que eu esteja imaginando coisas , e que não seja possível que algum líder cristão ensine isso aos seus adeptos , mas eu ouvi isso e ,confesso , por algum tempo foi grande a confusão em minha mente !! Se não fosse a doce voz do Espírito Santo em Sua Palavra , eu seria enredado por essa filosofia, ou sofisma ,de aparência tão lógica , chegando a considerar que todo o crente que estivesse sofrendo , estivesse com uma fé deficiente e , por não dizer incompleta e errônea !!!
A pergunta que ardia em meu coração, a partir disso, era a seguinte: Pode Deus querer que seu filhos sofram ? Qual seria a natureza do sofrimento na vida do crente ?
Caros irmãos , vejamos a Palavra de Deus ; E que o Espírito do Senhor nos abra o entendimento!!! Mateus 11: 28e 29- “Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos , e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo , e aprendei de mim , que sou manso e humilde de coração ; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve .” Bom, então ,diante deste fardo leve, poderemos supor que o pregoeiro deste ensino acerca do cristianismo INDOLOR ou, cheio de sucesso e riquezas , deveria estar coberto de razão .
Neste momento , quero pensar acerca da vida de Jó , quero lembrar que , este foi o primeiro livro a ser escrito em toda a bíblia e que , talvez , haja uma razão especial para isso !! Abraão , o Pai da fé , nem ainda havia nascido quando Jó , matriculado na faculdade do Espírito Santo , aprendia a conhecer Deus “no ou ,através do, sofrimento” . Ele foi , talvez , um dos primeiros alunos desta escola , já que , como disse , cronologicamente foi o primeiro livro a ser escrito. Talvez, você pergunte , mas afinal , existe uma faculdade que nos ensina a conhecer Deus ? Eu direi que a resposta é sim. E, parece que , a grande ênfase desta escola, está naquela que, talvez, seja a principal disciplina : O sofrimento.
Nosso irmão Jó , no auge de sua angústia , após ter perdido seus filhos , sua saúde , sua fortuna e seus amigos , faz uma oração que parece ser uma ofensa ao Nosso Deus , mas que tem, pelo menos, um mérito....., era sincera . Mérito este , que acredito , temos dado pouca atençao em nossa vida de oração. Jó orou assim: Foi concebido um homem!(....)Escureçam-se estrelas do seu crepúsculo; que espere a luz , e não venha ; e não veja as pálpebras da alva (....) Porque não morri eu desde a madre? E em saindo do ventre , não expirei ? (...) Ali os maus cessam de perturbar ; e ali repousam os cansados “ ( Jó 3 : 3,9,11,17 ) . Jeremias fez uma oração tão insolente e indelicada quanto esta , quando em tremenda angústia interpretou erroneamente os propósitos de Deus e exclamou : “ Ah ! Senhor Deus ! Enganaste a mim e fui enganado “ Jeremias 4:10. Ele chega a dizer que Deus , a Verdade Absoluta , estivesse mentindo ou enganando a ele !!
Seria fácil para nós julgarmos estes homens como , no mínimo , indelicados diante do Senhor de todo o universo , quando fizeram essas perturbadoras orações , talvez , imaginemos que o Senhor os tivesse exortado e reprovado fragorosamente ! Bem , irmãos , não foi assim que Deus fez !! Nosso Pai celestial não é sádico , Ele compreendia o que sentiam aqueles homens em meio a tamanhas perdas . O Senhor manteve a disciplina e, no final, revela­-Se a Jeremias e faz-Se conhecer a Jó face a face!
Então , talvez , possamos pensar , Jó perdeu tudo , sobre “ele veio tudo o que ele temia “ ( Jó 3: 25 ), mas no fim recuperou em dobro . No caso de Jeremias , não foi assim , perdeu tudo e morreu sem nada.... , a não ser , talvez, um campo em Anatote, que ele jamais usufruiu e que não tinha nenhum valor comercial! Parece-me , então , que receber de volta os bens , não é uma regra para os santos , ainda que possa acontecer !!
No novo testamento, temos Paulo que diz: “Sofre,pois, comigo , as aflições ,como bom soldado de Jesus Cristo . Por isso sofro trabalhos e até prisões , como um malfeitor ; mas a Palavra de Deus não esta presa. Se sofrermos com Ele , também com Ele reinaremos(IITimóteo2:3,9,12). Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo , não somente crer Nele , mas também, padecer ou sofrer... por Ele(Filipenses1:29). E nisto, irmãos , creio que a frase mais contundente, dita pelo Espírito Santo, através da pena de Paulo, seja esta , aos Filipenses 3:8 - “E , na verdade , tenho também por perda, todas as coisas , pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus , meu Senhor ; Pelo qual sofri a perda de todas as coisas , e as considero como escória , para que possa ganhar a Cristo.”
Vejamos , Paulo diz que: “perdeu todas as coisas para ganhar a Cristo” , creio que isso pode nos deixar confusos , pois iniciamos este estudo imaginando que , em Cristo , Nosso Senhor e Deus (IPedro1:1) , encontraríamos um fardo leve e também o ganho de toda a sorte de bens materiais e também saúde , já que Ele é o dono de tudo e também agora, como Nosso Pai , nos dá o direito a estas heranças e favores!
Aqui , irmãos , precisamos voltar a falar acerca daquela universidade, na qual somos matriculados , quando aceitos na família de Deus . Hebreus12:7e8 diz que “Deus açoita , corrige e disciplina aqueles que Ele recebe por filhos “. E você dirá : Tudo bem , mas esta correção deve ser por um curto período .... , logo em seguida receberei meus presentinhos do Papai (Noel para alguns). Infelizmente, irmãos , creio que tudo irá depender da extensão do relacionamento que teremos com o Pai , aqueles que quiserem ser heróis da fé ...., nunca alcançarão as promessas nesta terra , e isto esta narrado na epístola aos Hebreus11:39- “E todos estes, tendo tido testemunho pela fé , não alcançaram a promessa”e no verso 13 diz : “....mas vendo-a de longe , e crendo-as e abraçando-as confessaram que eram peregrinos e estrangeiros na terra” . Sou levado a crer, irmãos , que , na faculdade de Deus , os verdadeiros filhos , sofrerão perseguições , aflições e provações (Mateus10:22,37,38,39) e que estas , não cessarão, até que alcancemos o fim do curso desta vida na carne e passemos a aguardar a colação de grau, que se dará naquele grande Dia, diante do Juiz de todo o universo!
Alguns dirão assim : Essa teoria não combina com o “jugo suave” que o Senhor nos prometeu ! Queridos irmãos , tenho que admitir que concordaria com esta afirmação antes de pesquisar o significado,na língua portuguesa , da palavra jugo, eis o que encontrei :
* Jugo: 1- Canga .2- Junta de bois.3-Sujeição ou submissão. 4-Domínio moral
Canga , irmãos , é uma espécie de madeira que se coloca sobre o pescoço dos bois que puxam a carroça com o objetivo de subjugá-los e obrigá-los a serem obedientes . Sujeição , domínio moral e submissão , creio que são palavras que não necessitam de maiores explicações. Sei que isso parece não ter muito sentido! Afinal , porque esta palavra "jugo" esta aqui ? Se o Senhor diz que : “Ele é manso e humilde de coração”! Então, porque colocar sobre seus filhos um Jugo , ainda que suave ? Este , irmãos , talvez seja o versículo mais mal compreendido de toda a Escritura. Precisamos compreendê-lo:
Jesus é manso e humilde de coração , com toda a certeza , mas , e quanto a nós? Sabemos que, o Senhor Jesus, filho do homem, é nosso mestre e padrão a ser imitado; Mas qual tem sido nosso caráter? Será que somos mansos e humildes como Nosso Senhor ? Aqui , parece estar a grande questão , na verdade, irmãos , sejamos sinceros , olhemos para o Nosso Coração , o que há nele, senão, orgulho , vaidade , desejos errados , ira , contendas , desejo de ser reconhecido , de ser destaque , de estar nos holofotes e receber toda a glória ! Não foi isso que a serpente disse a Eva , na tentação de todos os homens ? “ E sereis como Deus" (Genises3:5). O insaciável desejo de grandeza e poder que tem dominado o homem desde então!!! Bom , irmãos , Jesus é manso e humilde de coração , a bíblia esta correta , e nós temos que expressar Cristo em nossa vida , mas nós somos maus e perversos !!!! E qual a solução ? A meu ver , irmãos , aqui encontramos o Jugo do Senhor ; Ele irá nos conformar a Ele , nos fazer parecidos com Ele , como Ele fará isso ???? Este é o Jugo irmãos , uma canga para bois, que fará de nós, antes , pessoas perversas e desviadas (Efesios2:2) , agora , novas criaturas , transformadas a imagem de Nosso Senhor .
Estar sob o Jugo, irmãos , não é algo que facilmente iremos compreender , ou aceitar , mas quando dizemos a um fazendeiro para colocar um potro indômito , ou um cavalo selvagem, sob seu jugo , ele logo saberá o que fazer : Ele calçará as esporas , pegará o chicote , montará sobre o animal e não o deixará , até que este esteja completamente submisso a sua vontade . Sabemos , que este não é o melhor exemplo , principalmente, para os cristãos que acreditam estar em grande justiça e santidade de vida , e que , jamais teriam coragem de admitir quanta sujeira habita , ainda , em seus corações e na maior parte dos seus "secretos pensamentos", pensamentos estes que , não são secretos para o Pai , que tudo vê !
A suma é : Estamos nos preparando para morar com Nosso Pai celestial , cujo parão de vida esta expresso em IPedro1:15-“Sede santos, como eu Sou Santo.” Este , irmãos, é o padrão , ser como Ele É......... ! Imagine , o que faremos para chegar nesse nível de santidade ???? Este é o nível, que Ele preparou para os que o amam verdadeiramente ! Devemos almejar , sinceramente , chegar a esse padrão para morar , eternamente, com o Senhor , e quero convidar você , meu irmão , a esta escola do Senhor , não se esconda Dele , jamais pense que seu padrão de vida já está suficientemente alto.... , Sempre louve a Deus nas lutas e aflições ; tenha certeza que , quanto mais longa a escola do sofrimento ,maior será o brilho do seu caráter cristão , porque este foi o caminhos de todos os escolhidos, que deram testemunho de uma fé inabalável e que foram moldados ,como pedras preciosas, nas mãos do grande artífice .
Que Deus muito os abençoe!
Professor Acyr

Nenhum comentário:

Postar um comentário