quinta-feira, 2 de julho de 2009

Todos os caminhos levam a Deus ! (Prof. Acyr Godoy)

"...Todos os caminhos levam a Deus !
Um dia todos estaremos diante do Senhor, portanto,

“todos os caminhos levam a Deus” ,
mas de que forma chegaremos diante Dele? Para a salvação , com Cristo
por advogado ou para sermos julgados e lançados no lago de fogo que arde eternamente ?"


Obs: As passagens bíblicas estarão escritas com letras vermelhas

Tenho que confessar, irmãos, que tinha um assomo de severa indignação , sempre que ouvia este sinistro sofisma . Parece-me que, alguém cria essas frases e logo elas se tornam populares e todos passam repeti-las ,a tal ponto e de forma tão automática , que ninguém se pergunta , quanto a veracidade da afirmativa !
Após alguma reflexão , ainda dentro da enorme contrariedade que me importunava , tive que admitir a verdade contida nesta frase, até então , tão funesta para mim ! Vejamos irmãos :
Disse o Senhor Jesus em Joao 14 :6 – Eu sou O caminho , a verdade e a vida e , ninguém vem ao Pai, senão por mim . Conclui-se , obviamente , que há um só caminho até Deus , caminho este que, é o próprio Senhor Jesus (Palavra de Deus encarnada)......no entanto, o apóstolo Paulo , movido pelo Espírito Santo , afirma em Romanos 14:10 e 12 – Mas tu , porque julgas teu irmão? Ou tu , também , porque desprezas teu irmão ? Todos havemos de comparecer ante do tribunal de Cristo. Porque esta escrito : Como eu vivo , diz o Senhor , que todo o joelho se dobrará a mim ; E toda a língua confessará a Deus . De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus .
Talvez você pense : Cremos , desta forma que , todos irão comparecer diante do Senhor, nesse grande julgamento. E , finalmente, iremos deduzir que : “ todos os caminhos levam a Deus!!!”
Neste caso, entende-se que : Jesus não e o único caminho ...... haverá um contradição nas escrituras ?
É claro que não, irmãos!!! Aqui, precisaremos estar atentos a todo o contexto do capítulo 14 de João e pedir ao Senhor Jesus que nos de o Espírito de revelação da Palavra; Vejamos: No fim do capitulo 13 de João, o Senhor Jesus estava explicando que Ele seria martirizado e morto pelos judeus : Filhinhos , ainda por um pouco estou convosco . Vós me buscareis , mas como eu tenho dito aos Judeus :Para onde eu vou não podeis vós ir , eu vo-lo digo também agora (João13:33). Ele esclarece que estava indo para um local onde os discípulos ainda não poderiam ir .....(casa ou tabernáculo celeste de Deus) . Os discípulos estavam muito preocupados porque queriam seguir a Jesus . Então, Ele explica , que não poderiam ir ainda...... , mas que , se seguissem pelo ÚNICO caminho ,que era Ele mesmo , o Senhor Jesus , logo chegaria o tempo em que eles poderiam, também, ir para aquele tão sonhado lar celestial , de forma que, para ver a Deus “no lar celeste” , Cristo e o único caminho !
Mas Paulo nos ensina que um dia todos verão a Deus .......Bom ,mas aqui, já não se trata do “lar celeste”!!!! Aqui , estarão aqueles que resolveram ir por algum atalho , um caminho mais fácil , ou , algum outro caminho qualquer que não fosse o Senhor Jesus ..... Enfim , eles também verão a Deus , eles também chegarão até Deus. A grade pergunta é: Em que condições??? E, talvez aqui , a mais triste de todas as respostas : Eles estarão diante do Senhor para dobrar os joelhos , reconhecer seus erros e serem julgados ....vejamos o que diz a Palavra :
Apocalipse 20 : 11 a 15 = Eu vi um grande trono branco , e o que estava assentado sobre ele , de cuja presença fugiu a terra e o céu ; e não se achou lugar para eles . Eu vi os mortos, grandes e pequenos , que estavam diante de Deus e abriram-se os livros , segundo as suas obras (caminhos). E deu o mar os mortos que nele havia ; e a morte(anjo da morte,que guarda os que morreram sem Cristo) e o inferno deram os mortos que neles havia ; e foram julgados cada um segundo as suas obras. E a morte (anjo da ....) e o inferno (habitantes do inferno) foram lançados no lago de fogo . Esta é a segunda morte (separação eterna de Deus). E aquele que não foi achado no livro da vida foi lançado no lago de fogo (local de onde jamais sairão).
O livro da vida é onde estão escritos os nomes de todos aqueles que seguem o Cordeiro de Deus, têem Jesus Cristo como Senhor e Salvador , estes , terão um tribunal diferente e serão amparados pelo advogado eterno - IJoao 2:1 - Esta coisas vos escrevi para que não pequeis ; e , se pecarmos , temos um advogado junto ao Pai , a saber , Jesus Cristo o Justo . O Apostolo Paulo, em outra ocasião , também nos fala acerca do tribunal em que serão julgados estes que andaram NO Caminho(na Palavra do Senhor) , vejamos : IICorintios5:10 - Porque todos devemos comparecer perante o tribunal de Cristo para que todos possamos receber o que fizemos por meio do corpo , ou bem , ou mal . Neste tribunal, não haverá condenação para o inferno, mas aqueles que não andaram com dignidade, justiça e vigilância sobre o caminho(ordenanças de Jesus) perderão o reino e seu galardão , ainda que não sejam condenados ao inferno, ou seja , serão salvos do inferno e do lago de fogo, mas não participarão do reinado de Cristo e nem dos galardões(premiação aos vencedores, como a igreja de Esmirna em Apocalipse2:11-o dano da segunda morte); Conforme ICorintios3:15 - Se a obra de alguém se queimar , sofrera detrimento (vergonha e perda : perda do reino, não da salvação) ; mas o tal será salvo , todavia como pelo fogo.
Assim será que, os cristãos, também terão seu julgamento , mas tendo Jesus como advogado e, será muito diferente daquele que enfrentarão os que morreram sem Cristo .
Enfim , irmãos , a frase é verdadeira : Um dia todos estaremos diante do Senhor, portanto, “todos os caminhos levam a Deus” , mas de que forma chegaremos diante Dele? Para a salvação , com Cristo por advogado ou para sermos julgados e lançados no lago de fogo que arde eternamente ? O Senhor Jesus disse: Eu sou o caminho para as mansões celestiais, um local com muitas moradas ou espaço para todos ...........desta forma,todos podemos optar por esse caminho..., enquanto estamos vivos!!! Esta era a proposta que Ele havia feito aos discípulos que queriam segui-Lo . Você já tomou a decisão de trilhar pelo Caminho chamado Jesus ??
Que Deus muito os abençoe!!

Prof. Acyr

Nenhum comentário:

Postar um comentário