sábado, 11 de julho de 2009

A letra mata! (Prof. Acyr Godoy)

"....o apóstolo, deixa claríssimo que a letra da lei nos mata porque nos dá conhecimento do pecado sem , no entanto , dar uma solução , ou uma remissão , e que a graça de Deus, em Cristo Jesus ,que nos outorga seu Santo Espírito nos capacita a viver em santidade , não sob o jugo do pecado e nem da lei mosaica ".

Obs. : Os versículos Bíblicos serão escritos em letras vermelhas .

Lendo IICorintios3: 6 que diz , resumidamente : A letra mata , e o espírito vivifica . Um irmão disse algo que me impressionou bastante, ele disse : “Ta vendo , quem estuda muito a Bíblia morre espiritualmente e fica sem fé , porque a letra mata !” Querido irmãos , não sei se algum dia esta interpretação já passou pela sua cabeça mas, de qualquer forma , preciso informar que: Esta completamente errada !
Claro que eu darei a interpretação correta do texto, mas antes, eu gostaria de dizer que, se esta interpretação, dada pelo irmão , estivesse correta , haveriam terríveis implicações para o restante da Bíblia. A primeira pessoa com problemas seria o próprio Deus , pois foi Ele mesmo que mandou o povo estudar a Palavra em Oséias 4:6 – O meu povo foi destruído porque lhe faltou o conhecimento . Outra pessoa que ficaria em maus lençóis seria o Senhor Jesus , pois Ele também aconselhou os religiosos a estudar quando disse em João8:32 Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará e em João 17:17 – Santifica-os na verdade , a Tua Palavra é a Verdade . Assim , o Senhor Jesus afirmou que o estudo e o conhecimento da Palavra santifica e liberta , teria Ele se enganado?
Uma outra pessoa com problemas, seria o apóstolo Paulo , porque ele disse em Romanos 10:17 – A Fé vem pelo ouvir e o ouvir da Palavra de Deus . Assim, ele estava dizendo que estudar a Palavra gera , ou dá origem a fé ! O apóstolo Pedro diz em IIPedro3:15 - E tende por salvação a longanimidade de Nosso Senhor ; como também o Nosso amado irmão Paulo vos escreveu , segunda a SABEDORIA que lhe foi dada . Pedro reconhece a sabedoria de Paulo, e hoje, todos sabemos que Paulo foi o maior teólogo e estudioso das escrituras que conhecemos, assim, é provável , segunda esta interpretação estranha, que ele tenha se tornado um cético sem fé , já que estudava muito e conhecia muitíssimo as escrituras e , afinal , a letra mata !!!!
Óbvio, irmãos , que esta contradição não existe na Palavra de Deus e este versículo de II Corintios3 não pode ser interpretado dessa forma . Então, vamos aprender a correta interpretação para jamais incorrermos neste erro e, não admitir que outros sejam enganados. IICorintios 3: 3 a 6 – Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo , ministrada por nós , e escrita , não com tinta , mas com o Espírito do Deus vivo , não em tábuas de pedra (lei mosaica) mas na tábua de carne do coração (conforme profecia de Ezequiel 36:26). E é por Cristo que temos tal confiança em Deus (podemos ver claramente que o apóstolo esta fazendo uma comparação quanto a velha aliança da lei mosaica e da Nova Aliança em Cristo ratificada pela promessa do Espírito Santo sendo derramado sobre o povo de Deus). Não que sejamos capazes, por nós , de pensar alguma coisa , como de nós mesmos ; mas a nossa capacidade vem de Deus , O qual nos fez capazes de ser ministros dum Novo Testamento , não da letra (lei mosaica) , mas do Espírito (derramado sobre a igreja no pentecoste) , porque a letra (lei mosaica) mata , e o espírito vivifica .
Creio que é desnecessário explicar que estamos falando acerca de graça e lei , de velho testamento e novo testamento , e que basear-se neste versículo para dizer que o excessivo conhecimento do Palavra nos torna céticos e racionalistas é , no mínimo, uma afronta a Palavra e um total desconhecimento da mesma, o que nos torna apóstatas e não discípulos de Jesus Cristo pois Ele mesmo é: A Palavra encarnada !
Mas , como sempre digo , todos os textos Bíblicos precisam ser analisados em concordância com outros textos que falam acerca do mesmo assunto , por isso , para que fique clara a idéia de que a letra (lei mosaica) mata e não pode vivificar , teremos que estudar outros textos que falam do mesmo assunto . Recorreremos ao próprio apóstolo Paulo para que, ele nos dê a explicação do que havia dito em Corintios3 , vejamos, então, o que ele disse em Romanos 7 : 5 a 7 – Porque quando estávamos na carne, as paixões dos pecados , que são pela lei , obravam em nossos membros para darem fruto para a morte . Mas agora estamos livres da lei , pois morremos para aquilo em que estávamos retidos ; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da LETRA . Que diremos pois ? É a lei pecado ? De modo nenhum : mas eu não conheci o pecado senão pela lei ; porque eu não conheceria a concupiscência , se a lei não dissesse : Não cobiçarás.
Versículos 10 a 12 de Romanos7 – E o mandamento que era para vida , achei eu que me era apara a morte . Porque o pecado , tomando ocasião pelo mandamento, me enganou e por ele me matou ...... .....e , por isso , “a letra mata”!!!
Não creio que seja necessário explicar todo o texto e, também, seu contexto mas, o apóstolo, deixa claríssimo que a letra da lei nos mata porque nos dá conhecimento do pecado sem , no entanto , dar uma solução , ou uma remissão , e que a graça de Deus, em Cristo Jesus ,que nos outorga seu Santo Espírito nos capacita a viver em santidade , não sob o jugo do pecado e nem da lei mosaica . Esta é a verdadeira explicação , dentro do contexto Bíblico e da correta hermenêutica , por isso , queridos irmão , sempre que ouvir um irmãozinho dizendo: “Acho que não se deve estudar demais a Bíblia .....porque a letra mata” .......grite a plenos pulmões : “Isso é uma heresia!” Mortal mesmo, é a ignorância , esta sim nos afasta do Deus verdadeiro ! Precisamos amar a Palavra de Deus , o falar do Nosso Senhor , Ele tem muito a nos dizer e nos corrigir .
Eu vos exorto irmãos : Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor ; como a alva será a Sua saída : e Ele nos virá como a chuva, a chuva serôdia que rega a terra ( Oséias 6:3) . Amemos a Palavra irmãos , e vamos fugir desse misticismo barato e apóstata que prende as pessoas debaixo de tantos ensinos de espíritos enganadores e doutrinas de demônios ( ITimóteo 4:1).
Que Deus muito os abençoe !

2 comentários:

  1. Um texto sem dúvida bem explicativo,
    parabens!!

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto!
    Tenho experiência que a Palavra que nos ajuda, pois em um momento de quase loucura, ela manteve minha mente na sanidade.
    A maior batalha é na mente, e se não estivermos alicerçados na Rocha e na Palavra do Deus Vivo, sucumbimos a qualquer vento de doutrina.

    Graça e Paz!

    ResponderExcluir