terça-feira, 21 de julho de 2009

Sucre Julho de 2009 (Sibele Thibes)

SIBELE, MARCELO E RODRIGO

Que a Graça e a Paz do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo esteja sobre cada um de vós, é com alegria que comemoramos mais um mês na presença do Senhor na cidade de Sucre na Bolívia, completamos seis meses como residentes na cidade.
Estou muito feliz por este semestre ter se cumprido e poder enxergar de uma maneira mais clara tudo o que passou, o que está passando e tendo perspectivas mais definidas para este 4 meses restante. Agora, podemos ver diferencas nas criancas e na sua maneira de se comportar, de se sentirem importantes e amadas, ainda que sabemos que a maior mudanca virá com o tempo e que talvez eu mesma nunca tome conhecimento do efeito de ter doado tempo, amor e o principal Jesus, estou segura que o impacto será muito maior do podemos imaginar e dimensionar. Também, é satisfatório ver a disposicao do teu coracao em amar missoes e a Bolívia, pessoas que voces nao tiveram o privilégio de conhecer pessoalmente, mas que já amam e oram por elas, isso é lindo.
Nessa nova fase muita coisa é diferente, os problemas de aculturação sao menores, as dificuldades com o idioma também, o contato social e a confianca do povo, maior. Tudo isso, sao fatores que nos deixam mais seguros para continuar desenvolvendo o trabalho que já comecamos. As expectativas sao grandes e o desafio maior ainda, temos que nos superar e seguir crescendo em todos os aspectos já iniciado e discipular e preparar uma pessoa competente, madura na fé para continuar o trabalho.
Em meio a todas essas reflexoes temos a vinda do nosso querido Estevan filho dos pastores que nos acompanham, Othon e Erica, e que nos alegrará muito durante esse tempo que nos resta em Sucre. Também passamos momentos de grande alegria recebendo visitas do Brasil que nos fizeram matar algumas saudades com o biscoito Trakkinas, o chá mate, coisas simples que nos aquecem o coracao.
A cada 3 meses temos que sair do país para, entao, entrar no país com um novo prazo de mais 3 meses, e dessa vez estarei indo ao Brasil em Corumbá, também a renovar documentos necessarios para meu ingresso de volta a Bolívia, por isso, conto com a oracao de cada um para que a viagem transcorra bem e tudo seja provido.
Quero agradecer-lhes por seu apoio, carinho, oracoes e contribuicoes, elas sao fundamentais para que o projeto Bolívia se concretize.
Deus lhes recompense abundantemente.

Missionária Sibele Thibes Monteiro

sábado, 11 de julho de 2009

A letra mata! (Prof. Acyr Godoy)

"....o apóstolo, deixa claríssimo que a letra da lei nos mata porque nos dá conhecimento do pecado sem , no entanto , dar uma solução , ou uma remissão , e que a graça de Deus, em Cristo Jesus ,que nos outorga seu Santo Espírito nos capacita a viver em santidade , não sob o jugo do pecado e nem da lei mosaica ".

Obs. : Os versículos Bíblicos serão escritos em letras vermelhas .

Lendo IICorintios3: 6 que diz , resumidamente : A letra mata , e o espírito vivifica . Um irmão disse algo que me impressionou bastante, ele disse : “Ta vendo , quem estuda muito a Bíblia morre espiritualmente e fica sem fé , porque a letra mata !” Querido irmãos , não sei se algum dia esta interpretação já passou pela sua cabeça mas, de qualquer forma , preciso informar que: Esta completamente errada !
Claro que eu darei a interpretação correta do texto, mas antes, eu gostaria de dizer que, se esta interpretação, dada pelo irmão , estivesse correta , haveriam terríveis implicações para o restante da Bíblia. A primeira pessoa com problemas seria o próprio Deus , pois foi Ele mesmo que mandou o povo estudar a Palavra em Oséias 4:6 – O meu povo foi destruído porque lhe faltou o conhecimento . Outra pessoa que ficaria em maus lençóis seria o Senhor Jesus , pois Ele também aconselhou os religiosos a estudar quando disse em João8:32 Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará e em João 17:17 – Santifica-os na verdade , a Tua Palavra é a Verdade . Assim , o Senhor Jesus afirmou que o estudo e o conhecimento da Palavra santifica e liberta , teria Ele se enganado?
Uma outra pessoa com problemas, seria o apóstolo Paulo , porque ele disse em Romanos 10:17 – A Fé vem pelo ouvir e o ouvir da Palavra de Deus . Assim, ele estava dizendo que estudar a Palavra gera , ou dá origem a fé ! O apóstolo Pedro diz em IIPedro3:15 - E tende por salvação a longanimidade de Nosso Senhor ; como também o Nosso amado irmão Paulo vos escreveu , segunda a SABEDORIA que lhe foi dada . Pedro reconhece a sabedoria de Paulo, e hoje, todos sabemos que Paulo foi o maior teólogo e estudioso das escrituras que conhecemos, assim, é provável , segunda esta interpretação estranha, que ele tenha se tornado um cético sem fé , já que estudava muito e conhecia muitíssimo as escrituras e , afinal , a letra mata !!!!
Óbvio, irmãos , que esta contradição não existe na Palavra de Deus e este versículo de II Corintios3 não pode ser interpretado dessa forma . Então, vamos aprender a correta interpretação para jamais incorrermos neste erro e, não admitir que outros sejam enganados. IICorintios 3: 3 a 6 – Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo , ministrada por nós , e escrita , não com tinta , mas com o Espírito do Deus vivo , não em tábuas de pedra (lei mosaica) mas na tábua de carne do coração (conforme profecia de Ezequiel 36:26). E é por Cristo que temos tal confiança em Deus (podemos ver claramente que o apóstolo esta fazendo uma comparação quanto a velha aliança da lei mosaica e da Nova Aliança em Cristo ratificada pela promessa do Espírito Santo sendo derramado sobre o povo de Deus). Não que sejamos capazes, por nós , de pensar alguma coisa , como de nós mesmos ; mas a nossa capacidade vem de Deus , O qual nos fez capazes de ser ministros dum Novo Testamento , não da letra (lei mosaica) , mas do Espírito (derramado sobre a igreja no pentecoste) , porque a letra (lei mosaica) mata , e o espírito vivifica .
Creio que é desnecessário explicar que estamos falando acerca de graça e lei , de velho testamento e novo testamento , e que basear-se neste versículo para dizer que o excessivo conhecimento do Palavra nos torna céticos e racionalistas é , no mínimo, uma afronta a Palavra e um total desconhecimento da mesma, o que nos torna apóstatas e não discípulos de Jesus Cristo pois Ele mesmo é: A Palavra encarnada !
Mas , como sempre digo , todos os textos Bíblicos precisam ser analisados em concordância com outros textos que falam acerca do mesmo assunto , por isso , para que fique clara a idéia de que a letra (lei mosaica) mata e não pode vivificar , teremos que estudar outros textos que falam do mesmo assunto . Recorreremos ao próprio apóstolo Paulo para que, ele nos dê a explicação do que havia dito em Corintios3 , vejamos, então, o que ele disse em Romanos 7 : 5 a 7 – Porque quando estávamos na carne, as paixões dos pecados , que são pela lei , obravam em nossos membros para darem fruto para a morte . Mas agora estamos livres da lei , pois morremos para aquilo em que estávamos retidos ; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da LETRA . Que diremos pois ? É a lei pecado ? De modo nenhum : mas eu não conheci o pecado senão pela lei ; porque eu não conheceria a concupiscência , se a lei não dissesse : Não cobiçarás.
Versículos 10 a 12 de Romanos7 – E o mandamento que era para vida , achei eu que me era apara a morte . Porque o pecado , tomando ocasião pelo mandamento, me enganou e por ele me matou ...... .....e , por isso , “a letra mata”!!!
Não creio que seja necessário explicar todo o texto e, também, seu contexto mas, o apóstolo, deixa claríssimo que a letra da lei nos mata porque nos dá conhecimento do pecado sem , no entanto , dar uma solução , ou uma remissão , e que a graça de Deus, em Cristo Jesus ,que nos outorga seu Santo Espírito nos capacita a viver em santidade , não sob o jugo do pecado e nem da lei mosaica . Esta é a verdadeira explicação , dentro do contexto Bíblico e da correta hermenêutica , por isso , queridos irmão , sempre que ouvir um irmãozinho dizendo: “Acho que não se deve estudar demais a Bíblia .....porque a letra mata” .......grite a plenos pulmões : “Isso é uma heresia!” Mortal mesmo, é a ignorância , esta sim nos afasta do Deus verdadeiro ! Precisamos amar a Palavra de Deus , o falar do Nosso Senhor , Ele tem muito a nos dizer e nos corrigir .
Eu vos exorto irmãos : Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor ; como a alva será a Sua saída : e Ele nos virá como a chuva, a chuva serôdia que rega a terra ( Oséias 6:3) . Amemos a Palavra irmãos , e vamos fugir desse misticismo barato e apóstata que prende as pessoas debaixo de tantos ensinos de espíritos enganadores e doutrinas de demônios ( ITimóteo 4:1).
Que Deus muito os abençoe !

sábado, 4 de julho de 2009

Expulsai demônios (de onde ?)(Prof. Acyr Godoy)

".....não haverá novos apóstolos em nossos dias , mas somente falsos profetas,
como disse o Senhor Jesus em Mateus 7:15 e 22 ; Lucas 13:26 ; Mateus24:11 e finalmente , Marcos 13:22
– Se levantarão falsos cristos e falsos profetas e farão sinais e prodígios e enganarão a muitos ,
se possível fosse , até os escolhidos . E aqui esta o meu maior consolo , porque os escolhidos
, não podem ser enganados"
.


Obs. : Os versículos bíblicos estarão em letras vermelhas

Expulsai demônios (Mateus10:8).Querido irmãos , preciso confessar que esta era, e ainda é , umas das minhas frases preferidas em toda a Bíblia (Mateus10:8) . Algo assim fascinante e estimulante , nem sei quantas vezes repeti esta ordem do Senhor Jesus , creio que expulsei demônios do armário , da geladeira , da casa , do trabalho , de algumas pessoas e, até mesmo , quando em época de maior ousadia , amarrei todos os demônios da cidade onde moro , contando com a ajuda de outros bem intencionados irmãos e, também , de bandas gospel que divulgam e ensinam sobre orações que se fazem nos quatro cantos da cidade amarrando as potestades. Hoje , irmãos , penso que seria fantástico que estas orações que amarram tantas coisas fossem direcionadas também as mãos esfaimadas de nossos governantes e políticos .......mas ,brincadeiras a parte , o objetivo desta minha pequena confissão , é meditar com os irmãos acerca de certas atitudes que deveríamos julgar a luz da Palavra de Deus antes de aderirmos tão espontânea e prontamente ! Algo, que também pratiquei ,nesta faze mística e exorcista de minha carreira cristã , foi reunir um bom grupo de oração , pessoal avivado, liderados , sempre , por um irmão com “visão aberta do mundo espiritual”(normalmente pessoas fascinadas por filmes de terror e ficção) assim , estes irmãos viam anjos e demônios se digladiando, quase o tempo todo , algumas vezes Deus estava perdendo a batalha e , então , tínhamos que ajudá-Lo !!! Nosso visionário místico ,então, mostrava a direção para onde apontar a bazuca da oração ante-demônios (também chamada de oração forte).......por mais incrível que isso possa parecer amarrávamos os possíveis demônios que interferem nos casamentos , cultos , festividades e ainda os chamávamos pelos nomes para que não se confundissem em suas amarras!!! Nesta situação, irmãos, o Senhor Nosso Deus , infinito em misericórdia , falou ao meu coração : Filhinho , volte para a Bíblia , termine essa viajem desvairada!! E aqui estamos, irmãos!.......Disse o Senhor Jesus (Mt.6:7)- “E orando , não useis de vãs repetições .....” Bom , já sabemos que oração não é feita de Palavras vãs , sem sentido , e muito menos , repetições de Palavras como aqueles mantras em que se repetem o nome de Jesus duzentas vezes até começar a falar em língua estranha(bastante estranha por sinal)!!! O Senhor continua a nos ajudar e , quando chegamos ao versículo 9 de Mateus 6 , Ele diz : “Portanto , vós orareis assim : Pai nosso, que estás nos céus , santificado seja o teu nome ; Irmãos , à luz da Bíblia, vamos analisar esta ordem que O Senhor Jesus nos dá : Vós orareis assim ....... Primeiramente, temos que entender que o Senhor não esta nos ordenando a rezar quinhentas repetições do Pai nosso, como ensinam os romanistas católicos.....claro que a oração do Pai Nosso não deve ser repetida como um mantra , porque no versículo 7 o Senhor acabara de dizer para não fazermos orações repetidas , então , é obvio , que isso não é um mantra para repetirmos como papagaios malucos ! Bom, irmãos , já descobrimos que ninguém deverá transformar o Pai nosso em mantras de repetições ......mas então ,porque disse o Senhor Jesus : Vós orareis assim ?? Afinal , o que significa esta ordem ?? Queridos , observe , orareis assim : Pai nosso ......Isso significa, irmãos , que a oração possui apenas uma direção , apenas um endereço , apenas um alvo , oração , queridos irmãos é , e só pode ser , e só deve ser , falar ao Pai Nosso ........só a Ele podemos orar . E qual o objetivo das nossas orações ??? Em primeiro e, principal lugar, é : “Santificado seja o Teu nome”. Irmãos , isso , e somente isso é oração.... segundo nos ensinou o Senhor Jesus!!! Em algum lugar de sua bíblia o Senhor Jesus diz , vós orareis assim..... e também assim.... , mas também tem aquele outro jeito...., e aquele outro e aquele outro ......isso esta na sua bíblia ?? Quem inventou esse novo jeito de orar falando com, ou aos, demônios ?? Será algum livro apócrifo ? Não irmãos , acho que nem nos apócrifos acharemos essa heresia! Mas talvez , assim como eu , você já esteve fascinado com a ordem de Mateus 10 , e, talvez, após ouvir certos ensinos , quisesse orar falando para amarrar os demônios da cidade , para não deixar que eles atrapalhem a banda gospel que irá tocar , ou mesmo , com o objetivo de tomar a cidade para o Senhor Jesus , já que um dia , Lúcifer será amarrado mesmo.... (Apoc.20:2) então , porque não adiantar o lado de Deus e já ir amarrando logo , não é mesmo?? E a cidade , poderá ser tomada para o Senhor Jesus ??? Acho que houve um homem , na bíblia, que fez esta mesma pergunta ao Senhor (Lucas13:23)-E disse-lhe um : Senhor , são poucos os que se salvam? Talvez a resposta do Senhor nos ajude a saber se iremos ou não tomar a cidade para o Senhor Jesus , pois disse João (I Joao5:19)- “O mundo jaz no maligno” . Talvez você fique revoltado e diga : Mas o que faremos então, vamos cruzar os braços ? Claro que não, irmãos , vamos pregar o evangelho da Bíblia e o Senhor salvará aqueles que Ele tem chamado e escolhido (Mt.22:14) , Ele decide quem serão os salvos , não somos nós que temos que mudar o evangelho ou criar um novo evangelho afim de agradar e agregar mais pessoas para a “nossa igreja” , a igreja nem sequer é nossa , ela é Dele !! Mas , e quanto a Mateus10:8- “Curai os enfermos , limpai os leprosos , ressuscitai os mortos , expulsai os demônios ; de graça recebestes , de graça daí. Talvez você argumente: Tá vendo , não falei : Temos que dar ordens e expulsar os demônios e as doenças , mandar todo mundo embora e fazer a “oração forte” falando com os bicho .......queridos irmãos , se você , como eu , um dia já pensou desta forma , permita que o Espírito Santo ilumine sua mente e seu coração para compreender a bendita e santa Palavra de Deus .......vamos estudar o capítulo 10 de Mateus dos versículos 1 ao 12 . Começando pelo versículo 1, o Senhor Jesus chamou quem ??? Resposta : Os doze .... (também a mesma ordem em Lucas 9:1 a 6 e, em Lucas 10:1 a 7, quando envia 70 discípulos à sua frente, avisando de Sua chegada em cada povoado e efetuando os mesmos “sinais” ) . Talvez você pense , mas eu também , hoje, sou como um dos doze , talvez você também pense que era pura coincidência serem doze , e apenas doze, o número de apóstolos , como também eram 12 os filhos de Jacó e as tribos de Israel . Tenho que informar que, nada na bíblia é coincidência, as pedras no peitoral do sacerdote também eram doze (Êxodo39:14) e , este número representa a perfeição da obra de Deus. Após a morte de Judas , outro deveria tomar o lugar dele na obra , foi então eleito Matias e somente Matias (Atos1:20a 26). Veja que o apóstolo Pedro cita a profecia de Salmos no versículo 20 de Atos1 e diz que Judas saiu.... , seu lugar ficou vazio e outro deveria tomar o seu bispado (cargo eclesiástico), portanto , assim era mantida a missão dos doze e somente dos doze .....faço aqui uma ressalva , que em Icorintios9:1 –Quando Paulo defende seu apostolado, ele se referia ao fato de ser ,também, enviado de Deus como os outros , já que a palavra apóstolo , no original grego , significa enviado , mas , com toda certeza , ele não pretendia ser um dos doze ! Quero esclarecer que , no caso de alguém manifestar um demônio, e sentirmos de Deus direção para libertá-lo, devemos sim , ordenar a saída do demônio e utilizar a autoridade que Jesus nos concedeu sobre os espíritos imundos , pois esta é uma situação específica !! Meu objetivo ,aqui,é esclarecer e orientar acerca das orações ditas aos ventos amarrando principados e dominadores de cidades , como ensinam e praticam , alguns astros evangélicos e que não possuem apoio Bíblico , por isso, a importância de interpretarmos corretamente as passagens e versículos aqui mencionados ! Já sabemos quem são os protagonistas e personagens de Mateus 10 , mas ,talvez , você ainda diga : O que me impede de fazer o mesmo ainda hoje e ser um apóstolo ? Neste caso........ , o conhecimento da Bíblia!!!! Leia o versículo 5 de Mateus10 : Jesus enviou ESTES doze , e lhes ordenou : NÃO ireis pelo caminho dos gentios (posso fazer uma pergunta ? Você é judeu ou gentio ? Tem algum parente em Israel ? Se, como eu , você for brasileiro e pretende pregar a brasileiros .....sinto muito , você é gentio e prega para gentios .....estamos fora de Mateus 10). Mas talvez você ainda insista e pergunte : Então porque isso esta na Bíblia? A resposta é tão simples irmãos : Para que se cumprissem as escrituras !! Aí você indaga , que escrituras ??? Ufa !! Estudemos irmãos !! Volte duas páginas em sua Bíblia e leia Mateus 8:16e17- E, chagada à tarde , trouxeram-lhe muitos endemoninhados, e ele com a Sua Palavra expulsou deles os espíritos, e curou todos os que estavam enfermos; Para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías , que diz : Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e levou as nossas doenças . Irmãos , tudo estava sendo feito para que se cumprissem as profecias ....por isso o Senhor diz ao mensageiro de Herodes (Lc.13:32)- E respondeu-lhes : Ide , e dizei àquela raposa : Eis que eu expulso demônios , e efetuo curas , hoje e amanhã , e no terceiro dia sou consumado ( consumado ,também significa, fim da obra).João Batista teve a mesma resposta quando perguntou se Jesus era o Messias esperado , pois João sabia que o Senhor trabalharia com sinais para os Judeus e que isso era cumprimento de profecia . Veja o que o Senhor diz a João Batista (Mateus11: 3 a 6) –A dizer-lhe : És tu aquele que havia de vir ou esperamos outro ? E Jesus respondendo disse: Ide e anunciai a João as coisas que ouvis e vedes : Os cegos vêem , os coxos andam ;os leprosos são limpos, os surdos ouvem ; os mortos são ressuscitados ;e aos pobres e anunciado o evangelho .Mas algo que muito me chama atenção , são duas frases do Senhor Jesus em Mateus 10 :9 – Não possuais ouro , nem prata , nem cobre(dinheiro), em vossos cintos .Nem alforje para o caminho (carteira de dinheiro). Irmãos , vocês já reparam o quanto de dinheiro possuem essas igrejas que pregam o tal culto de libertação para expulsar demônios ....eles possuem até rede de televisão , possuem ouro , prata , cobre , políticos e bancada na assembléia .......isso não parece incoerente ??Queridos , o ministério terreno de Jesus cumpriu as escrituras e os muitos milagres feitos naquele período tinham um fim muito específico relacionados aos judeus e a rejeição que eles deveriam fazer ao Senhor Jesus , veja Mateus 11:21 – Ai de ti Corazim ! Ai de ti Betsaida ! Porque se e Tiro e em Sidom fosse feitos os prodígios (sinais) que em vós se fizeram , há muito que se teriam arrependido com saco e com cinza. Nós vivemos o período da igreja dos gentios , nós somos o povo não judeu , o povo que recebeu o Senhor , temos um tratamento diferenciado , vejamos . Mateus28:19 – Portanto ide , fazei discípulos de todas as nações , batizando-os em nome do Pai , e do Filho, e do Espírito Santo ; Ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho mandado ;eis que estou convosco todos os dias , até a consumação dos séculos .Amém . Em Marcos 16:15 a 18 o Senhor repete a comissão da pregação aos gentios – Ide por todo o mundo , pregai o evangelho toda criatura . Quem crer e for batizado será salvo ; mas quem não crer será condenado . E estes sinais seguirão aos que crêem : Em meu nome expulsarão os demônios , falarão novas línguas (outros idiomas); pegarão nas serpentes ; e se beberem alguma coisa mortífera , não lhes fará dano algum ; e porão as mãos sobre os enfermos e os curarão . A Palavra chave para se entender a comissão aos gentios é esta : Estes sinais seguirão aos que crêem , isso não quer dizer que haverão novos apóstolos fazendo esses sinais , como na época do Senhor Jesus ou da implantação da igreja ....estes sinais nada têm haver com super-homens evangélicos , mas têm haver com bênçãos dadas a todos os que crerem.....e a prova disso são os inúmeros milagres ocorridos , sempre com propósitos definidos , no campo missionário . Digo propósito definido, porque esses milagres glorificam a Deus e nunca o homem(não tem haver com “dom” ou poder do homem) e sempre têm um claro fim evangelístico e não esse comércio miserável que temos visto em nossa nação . Quero finalizar,irmãos , falando acerca das curas milagrosas e imposição de mãos sobre os enfermos ......a Bíblia não possui contradições e, ela nos ensina em Tiago 5:14 o que devemos fazer com os doentes – Esta alguém entre vós doente ? Chame os presbíteros da igreja e orem sobre ele , ungindo-o com azeite (símbolo do Espírito Santo)em nome do Senhor . Veja irmãos , isto é imperativo , assim é que deve ser feito....., se o doente será curado ou não , esta nas mãos do Senhor , Ele decide , Ele cura , quando esta dentro dos propósitos dele , não somos nós , nem nossas ordens...., como disse o apóstolo Paulo : ....e deixei Trófimo doente em Mileto (IITimóteo4:20) . Porque Paulo simplesmente não fez uma oração e mandou embora a doença ou o espírito da doença , como fazem os neopentecostais ? Porque isso não é Bíblico e, as curas que vêem de Deus , devem estar debaixo dos desígnios , propósitos e tempo de Deus ! Paulo não curou nem a ele mesmo , veja o que diz aos Gálatas 4:13 – E vós sabeis que primeiro vos anunciei o evangelho estando em fraqueza de carne (uma possível doença nos olhos ).......versíclo15 ....se possível fora , arrancaríeis os vossos olhos e mos daríeis. Quero dizer irmãos , que os sinais , milagres e prodígios , ainda acompanham a pregação do evangelho , mas sempre com propósitos e desígnios dados e coordenados pelo Senhor , não são os nossos dons e talentos que operam esses milagres , mas é Deus , não faremos os mesmos sinais que foram feitos para os Judeus e não haverá novos apóstolos em nossos dias , mas somente falsos profetas , como disse o Senhor Jesus em Mateus 7:15 e 22 ; Lucas 13:26 ; Mateus24:11 e finalmente , Marcos 13:22 – Se levantarão falsos cristos e falsos profetas e farão sinais e prodígios e enganarão a muitos , se possível fosse , até os escolhidos . E aqui esta o meu maior consolo , porque os escolhidos , não podem ser enganados .Irmãos , estamos nos últimos dias ante a vinda do Senhor , vigiemos e oremos e guardemos a Palavra de Nosso Deus .Que Deus muito os abençoe !
Acyr Godoy

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Todos os caminhos levam a Deus ! (Prof. Acyr Godoy)

"...Todos os caminhos levam a Deus !
Um dia todos estaremos diante do Senhor, portanto,

“todos os caminhos levam a Deus” ,
mas de que forma chegaremos diante Dele? Para a salvação , com Cristo
por advogado ou para sermos julgados e lançados no lago de fogo que arde eternamente ?"


Obs: As passagens bíblicas estarão escritas com letras vermelhas

Tenho que confessar, irmãos, que tinha um assomo de severa indignação , sempre que ouvia este sinistro sofisma . Parece-me que, alguém cria essas frases e logo elas se tornam populares e todos passam repeti-las ,a tal ponto e de forma tão automática , que ninguém se pergunta , quanto a veracidade da afirmativa !
Após alguma reflexão , ainda dentro da enorme contrariedade que me importunava , tive que admitir a verdade contida nesta frase, até então , tão funesta para mim ! Vejamos irmãos :
Disse o Senhor Jesus em Joao 14 :6 – Eu sou O caminho , a verdade e a vida e , ninguém vem ao Pai, senão por mim . Conclui-se , obviamente , que há um só caminho até Deus , caminho este que, é o próprio Senhor Jesus (Palavra de Deus encarnada)......no entanto, o apóstolo Paulo , movido pelo Espírito Santo , afirma em Romanos 14:10 e 12 – Mas tu , porque julgas teu irmão? Ou tu , também , porque desprezas teu irmão ? Todos havemos de comparecer ante do tribunal de Cristo. Porque esta escrito : Como eu vivo , diz o Senhor , que todo o joelho se dobrará a mim ; E toda a língua confessará a Deus . De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus .
Talvez você pense : Cremos , desta forma que , todos irão comparecer diante do Senhor, nesse grande julgamento. E , finalmente, iremos deduzir que : “ todos os caminhos levam a Deus!!!”
Neste caso, entende-se que : Jesus não e o único caminho ...... haverá um contradição nas escrituras ?
É claro que não, irmãos!!! Aqui, precisaremos estar atentos a todo o contexto do capítulo 14 de João e pedir ao Senhor Jesus que nos de o Espírito de revelação da Palavra; Vejamos: No fim do capitulo 13 de João, o Senhor Jesus estava explicando que Ele seria martirizado e morto pelos judeus : Filhinhos , ainda por um pouco estou convosco . Vós me buscareis , mas como eu tenho dito aos Judeus :Para onde eu vou não podeis vós ir , eu vo-lo digo também agora (João13:33). Ele esclarece que estava indo para um local onde os discípulos ainda não poderiam ir .....(casa ou tabernáculo celeste de Deus) . Os discípulos estavam muito preocupados porque queriam seguir a Jesus . Então, Ele explica , que não poderiam ir ainda...... , mas que , se seguissem pelo ÚNICO caminho ,que era Ele mesmo , o Senhor Jesus , logo chegaria o tempo em que eles poderiam, também, ir para aquele tão sonhado lar celestial , de forma que, para ver a Deus “no lar celeste” , Cristo e o único caminho !
Mas Paulo nos ensina que um dia todos verão a Deus .......Bom ,mas aqui, já não se trata do “lar celeste”!!!! Aqui , estarão aqueles que resolveram ir por algum atalho , um caminho mais fácil , ou , algum outro caminho qualquer que não fosse o Senhor Jesus ..... Enfim , eles também verão a Deus , eles também chegarão até Deus. A grade pergunta é: Em que condições??? E, talvez aqui , a mais triste de todas as respostas : Eles estarão diante do Senhor para dobrar os joelhos , reconhecer seus erros e serem julgados ....vejamos o que diz a Palavra :
Apocalipse 20 : 11 a 15 = Eu vi um grande trono branco , e o que estava assentado sobre ele , de cuja presença fugiu a terra e o céu ; e não se achou lugar para eles . Eu vi os mortos, grandes e pequenos , que estavam diante de Deus e abriram-se os livros , segundo as suas obras (caminhos). E deu o mar os mortos que nele havia ; e a morte(anjo da morte,que guarda os que morreram sem Cristo) e o inferno deram os mortos que neles havia ; e foram julgados cada um segundo as suas obras. E a morte (anjo da ....) e o inferno (habitantes do inferno) foram lançados no lago de fogo . Esta é a segunda morte (separação eterna de Deus). E aquele que não foi achado no livro da vida foi lançado no lago de fogo (local de onde jamais sairão).
O livro da vida é onde estão escritos os nomes de todos aqueles que seguem o Cordeiro de Deus, têem Jesus Cristo como Senhor e Salvador , estes , terão um tribunal diferente e serão amparados pelo advogado eterno - IJoao 2:1 - Esta coisas vos escrevi para que não pequeis ; e , se pecarmos , temos um advogado junto ao Pai , a saber , Jesus Cristo o Justo . O Apostolo Paulo, em outra ocasião , também nos fala acerca do tribunal em que serão julgados estes que andaram NO Caminho(na Palavra do Senhor) , vejamos : IICorintios5:10 - Porque todos devemos comparecer perante o tribunal de Cristo para que todos possamos receber o que fizemos por meio do corpo , ou bem , ou mal . Neste tribunal, não haverá condenação para o inferno, mas aqueles que não andaram com dignidade, justiça e vigilância sobre o caminho(ordenanças de Jesus) perderão o reino e seu galardão , ainda que não sejam condenados ao inferno, ou seja , serão salvos do inferno e do lago de fogo, mas não participarão do reinado de Cristo e nem dos galardões(premiação aos vencedores, como a igreja de Esmirna em Apocalipse2:11-o dano da segunda morte); Conforme ICorintios3:15 - Se a obra de alguém se queimar , sofrera detrimento (vergonha e perda : perda do reino, não da salvação) ; mas o tal será salvo , todavia como pelo fogo.
Assim será que, os cristãos, também terão seu julgamento , mas tendo Jesus como advogado e, será muito diferente daquele que enfrentarão os que morreram sem Cristo .
Enfim , irmãos , a frase é verdadeira : Um dia todos estaremos diante do Senhor, portanto, “todos os caminhos levam a Deus” , mas de que forma chegaremos diante Dele? Para a salvação , com Cristo por advogado ou para sermos julgados e lançados no lago de fogo que arde eternamente ? O Senhor Jesus disse: Eu sou o caminho para as mansões celestiais, um local com muitas moradas ou espaço para todos ...........desta forma,todos podemos optar por esse caminho..., enquanto estamos vivos!!! Esta era a proposta que Ele havia feito aos discípulos que queriam segui-Lo . Você já tomou a decisão de trilhar pelo Caminho chamado Jesus ??
Que Deus muito os abençoe!!

Prof. Acyr